SMS, E-mail ou Notificações Push. Afinal, qual é o melhor canal para se comunicar com os seus clientes?

Para satisfazer a necessidade dos clientes atuais por experiências de proximidade, muitos negócios terão que repensar a forma como se comunicam.  

A comunicação omnicanal envolve o uso de diferentes canais para a transmissão de informações de forma integrada, independentemente do canal utilizado.  

Embora clientes e objetivos sejam diversificados, e quer a comunicação seja feita online, a partir de um dispositivo móvel, computador ou mesmo numa loja física, três dos canais profissionais que proliferam no mercado —SMS, e-mail e notificações push— podem ser combinados como parte de uma estratégia eficiente e atual.   


Quais são os canais de comunicação mais efetivos para o seu negócio? 

  • Notificações push: mensagens enviadas a partir de um aplicativo (móvel ou web). São semelhantes às mensagens de texto, mas com uma diferença significativa: depois de abertas, as mensagens tornam-se inacessíveis.  
  • E-mail: o e-mail é anterior à criação da própria Internet. A sua importância é indiscutível e constitui uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas globalmente em B2C e B2B. É um dos poucos serviços impossíveis de prescindir quando o objetivo é fazer crescer um negócio e estabelecer um relacionamento de confiança com os clientes. 
  • SMS: SMS significa Short Message Service, uma designação para mensagens curtas de texto. Possui uma taxa de abertura de 98%, não é dependente de ligação à internet. 

Notificações Push 

As notificações push são mensagens pop-up clicáveis e uma das formas de comunicação utilizadas na era dos negócios digitais.  

Independentemente do dispositivo ou navegador utilizado, estas representam um canal direto, permitindo que as empresas transmitam mensagens, ofertas ou outras informações aos seus clientes imediatamente para os seus dispositivos móveis (à semelhança dos SMS).  

  • As notificações push atingem a maior taxa de cliques (CTR) quando são enviadas uma vez por semana
  • Complementa o e-mail e deve ser usado com moderação para um marketing mais focado 
  • Mais direcionado para eventos cronometrados (just in time

E-mail 

É difícil imaginar um negócio que dispense o serviço de e-mail. Com possibilidades de inclusão de Rich Content para transmitir imagens, vídeos e outros formatos apelativos, é mais utilizado para enviar newsletters, solicitar feedbacks, informar sobre alterações em contas ou para outros anúncios importantes.  

Os websites também utilizam e-mails automáticos para verificar as identidades dos seus utilizadores e facilitar mudanças de palavras-passe.  

  • Taxa de abertura de 22%, em média 
  • Índice de clicks de 14% 
  • Não têm limite para tamanho ou extensão das mensagens 
  • Útil para delinear as características e benefícios do produto comunicado 

SMS 

Os SMS têm uma taxa de abertura de 98%, sendo que a maioria dos utilizadores verifica as mensagens de texto em minutos. É, indiscutivelmente, uma das formas mais efetivas de comunicar o seu negócio na era digital. 

Os SMS podem ser utilizados tanto para transmitir informações imediatas, como promoções, entregas ou mesmo descontos. Também é muito popular para confirmar eventos ou efetuar processos de autenticação.  

Os SMS permitem uma interação direta e instantânea com os clientes, não apenas através de texto, mas também com imagens e vídeo a partir de links URL. 

  • Elevada taxa de abertura, em minutos 
  • Possuem um amplo alcance  
  • Níveis elevados de conversão 

Três dos canais profissionais de comunicação — notificações push, e-mail e SMS — e componentes essenciais para o marketing digital, são excelentes, cada um com o seu propósito. O segredo está em criar uma estratégia integrativa entre os vários canais. 

Como a Sendit pode ajudar 

Os nossos especialistas em marketing digital estão prontos para fornecer uma ampla oferta de serviços, que incluem todos os canais abordados neste artigo. 

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