User-Generated Content: o que é e como utilizá-lo na sua estratégia de comunicação

User-generated Content (UGC) refere-se a conteúdo original, específico de uma marca criado pelos seus utilizadores e publicado nas redes sociais ou outros canais, como por exemplo, blogs. O UGC tem vários formatos incluindo imagens, vídeo, reviews, testemunhos e até mesmo podcasts.

É valorizado pela autenticidade e representa um importante recurso para a estratégia de comunicação de uma marca. Ao partilhar conteúdo criado por utilizadores, e incluindo-o na sua comunicação, as empresas reforçam a visibilidade e a credibilidade dos seus produtos e serviços. De acordo com a Search Logistics, 87% das empresas afirmam utilizar o UGC na sua estratégia de comunicação, como forma de aproximação aos utilizadores e reforço da sua presença.


Que formas pode assumir o User-Generated Content?

Hashtags (menções): Ao usar hashtags específicas os utilizadores conseguem agregar o seu conteúdo à comunicação da marca, o que torna mais fácil ser visto por outros utilizadores e pela própria marca. Por exemplo, uma marca de retalho pode criar um hashtag com o slogan para incentivar os utilizadores a partilharem fotos com esse hashtag.


Reviews e avaliações: Após a compra e uso de determinado produto ou serviço, é comum os utilizadores deixarem reviews e avaliações. Um site de viagens, por exemplo, permite que os viajantes avaliem hotéis, restaurantes e atrações turísticas, ajudando os outros viajantes a criar o seu itinerário e a fazer as suas escolhas.


Vídeos: Unboxing, demonstrações de produtos, tutoriais entre outros, oferecem uma visão prática dos produtos ou serviços, permitindo a outros utilizadores ver os mesmos em ação. As principais plataformas de vídeo têm milhares de vídeos com recomendações de produto, guias de utilização, dicas e avaliações.


Artigos de Blog: Alguns utilizadores criam blogs e páginas com o intuito de partilhar opiniões e reviews de produtos, serviços e marcas específicas. Existem, por exemplo, vários blogs dedicados à moda onde são partilhadas opiniões sobre marcas, “outfits” e, também, avaliações de produtos.


Podcasts: Neste formato os utilizadores podem discutir produtos, serviços e temas relacionados à marca. Por exemplo, um podcast de culinária pode apresentar recomendações de ingredientes, utensílios de cozinha e sugerir marcas e restaurantes aos ouvintes.


Use cases: Por vezes, as próprias marcas pedem aos seus utilizadores que partilhem stories com a utilização dos seus produtos ou serviços. Estes “use cases” mostram as diferentes funcionalidades dos produtos e os benefícios que trazem aos utilizadores.  Uma marca de bicicletas pode, por exemplo, pedir aos utilizadores para partilhar as suas rotinas de treino e passeios e mostrar como a bicicleta é confortável e prática.


Colaborações e cocriação: Muitas marcas optam também por convidar os utilizadores a participar ativamente no processo de criação de conteúdo. Os utilizadores podem participar no design dos produtos, contribuições em blogs ou até mesmo a participação em eventos ou campanhas promocionais. Este tipo de iniciativas fortalece a comunidade e envolvimento dos utilizadores, melhorando a relação com o cliente.


Comentários e perguntas: Abrir o diálogo nas redes sociais, através dos stickers, Polls, e comentários não só incentiva à participação dos utilizadores, como irá dinamizar com mais conteúdo, e ainda mostrar a valorização da opinião do utilizador.


Testemunhos: As marcas podem pedir aos utilizadores para partilhar uma história de sucesso e testemunhos sobre como os produtos ou serviços beneficiaram de alguma forma a vida dos utilizadores. Estes testemunhos acrescentam credibilidade e confiança à marca. Por exemplo, um serviço de personal training pode pedir aos seus utilizadores que partilhem um testemunho das diferenças que sentiram no seu bem-estar após o treino.


Existem uma série de benefícios no que toca ao UGC, não só para as marcas, mas também para os utilizadores.

Benefícios do User-Generated Content

Como mencionámos a autenticidade dos conteúdos ajuda a criar confiança entre os utilizadores que procuram um serviço ou produto de qualidade para determinado fim.

Além de reforçar a reputação da marca, o UGC também permite:

  • Aumento da visibilidade e alcance da marca através da referência por parte dos utilizadores e da partilha de conteúdo;
  • Maior participação e interação com a marca, fortalecendo a relação com o cliente;
  • Humanização da marca através da aproximação aos utilizadores;
  • Redução dos custos de produção ao utilizar conteúdo criado pelos utilizadores;

Para os utilizadores o UGC representa uma oportunidade de ter impacto nas marcas. Através do feedback e da publicação de conteúdos, sentem que estão não só a pertencer a uma comunidade como a ter um papel real na comunicação das marcas. Além disso, o UGC é para os utilizadores uma forma:

  • De sentirem que a opinião deles é valorizada, ao ter um impacto direto na marca e noutros utilizadores.
  • Reconhecimento por parte das marcas e de outros utilizadores, que podem premiar o conteúdo com maior qualidade, oferecendo um incentivo à sua continuidade.
  • Ponderar a compra ou subscrição de um produto ou serviço através da visualização de reviews, ou conteúdo criado por outros utilizadores.

Diferença entre UGC e Influencer content

Os Influencers continuam a ter um papel fundamental nas estratégias de Marketing, especialmente nas redes sociais. No entanto convém compreender as diferenças entre UGC e o conteúdo criado por Influencers, para que possa implementá-los corretamente na sua estratégia.  

Origem do Conteúdo: A primeira grande diferença entre UGC e Influencer Marketing está na origem do conteúdo. Enquanto o UGC é criado de espontaneamente pelos utilizadores, o Influencer Marketing tem por base um contrato comercial que visa promover a marca ou produtos e serviços específicos. Em termos financeiros o UGC é uma alternativa mais barata ao Influencer Marketing, que geralmente tem custos elevados.

Autenticidade e Credibilidade: A perceção dos utilizadores é de que o UGC é um conteúdo autêntico, honesto e livre de intenções comerciais, ao passo que o Influencer Marketing, partindo de uma relação comercial, é um conteúdo pago e por isso alguns utilizadores podem questionar a objetividade e sinceridade do conteúdo.

Valores e Público-Alvo: O UGC é um conteúdo criado espontaneamente pelos utilizadores, pelo que as marcas não detém um controlo direto sobre quem o partilha. O mesmo não acontece quando contrata um Influencer, uma vez que o Influencer contratado terá, em princípio, um estilo de vida que a marca preconiza com a imagem ou os objetivos da marca, assim como partilhará os seus valores. Controlo e Direitos Autorais: Com o UGC, a marca não tem controlo editorial direto sobre o conteúdo. Embora possam existir diretrizes ou termos de uso, os utilizadores são livres de criar e partilhar o conteúdo de acordo com a sua vontade e estética. O mesmo não acontece com os Influencers, uma vez que a marca determina diretrizes alinhadas à imagem e identidade, existindo acordos contratuais específicos que muitas vezes incluem uma aprovação prévia do conteúdo e restrições sobre a utilização do mesmo.

Como integrar UGC na sua estratégia de comunicação?

Existem várias formas de integrar o UGC em campanhas de Marketing, deixamos alguns exemplos:

Redes Sociais: Partilhar o conteúdo criado pelos utilizadores nas páginas e perfis da marca, mencionando os utilizadores responsáveis pelo conteúdo.


Site e Blog: Criar uma secção dedicada a depoimentos dos utilizadores e/ou uma galeria de fotos dos utilizadores a usar o produto ou serviço.


Email Marketing: Incluir fotografias, avaliações e citações dos clientes nos emails para criar autenticidade e incentivar à interação e conversão.


Anúncios: Utilizar fotografias, vídeos ou testemunhos de clientes reais nos anúncios para aumentar a credibilidade. Não se esqueça de pedir autorização dos utilizadores para usar o seu conteúdo em anúncios.


Eventos: Peça aos participantes para partilhar a experiência e fotos do evento nas redes sociais, com hashtag específica e incorpore o conteúdo nas estratégias da marca.

Boas práticas

Ao usar UGC existem algumas boas práticas a considerar quando incluí o UGC na sua estratégia de comunicação. Afinal é propriedade de terceiros, pelo que exige algum cuidado na partilha e utilização das mesmas:

Permissão: Ao utilizar UGC na comunicação, as marcas devem garantir que têm a autorização explicita do autor, sendo que o pedido de autorização pode ser feito via email, mensagem direta ou comentário. Dentro desta categoria existem mais algumas práticas que deve seguir:

  • Nas redes sociais não se esqueça de marcar a conta ao publicar o conteúdo (@conta).

  • Se a origem do conteúdo é uma giveaway ou passatempo, certifique-se que os participantes fizeram opt-in e percebem as regras do mesmo.

  • Verifique os termos de serviço das plataformas em que está a publicar.

Adequação dos Conteúdos: Tenha atenção aos conteúdos partilhados na sua comunicação. Certifique-se que estão alinhados com os valores da marca, que o conteúdo é real e verificável e que representa bem a experiência do cliente. Prefira conteúdo de alta qualidade, relevante e com uma boa história; procure perceber que tipo de conteúdo funciona melhor em cada um dos canais de comunicação que irá usar. 


Mantenha a diversidade: Procure incluir uma variedade de vozes e perspetivas. Irá estar a ajudar a promover a inclusão e a diversidade, tornando as suas campanhas mais abrangentes e representativas. Incluir diferentes grupos demográficos, regiões geográficas e perfis ajuda também a criar uma imagem humanizada da marca.


Monitorize e Interaja:  Não se esqueça de interagir com o conteúdo criado por utilizadores. Responda aos comentários, agradeça a ajuda e mostre que valoriza os utilizadores responsáveis pelo UGC. Isto não só permite fortalecer o relacionamento com os utilizadores como também estimula a participação e envolvimento.


Mantenha-se atento: Nem todo o UGC é positivo. Ao não existir um controlo direto do conteúdo, é importante manter um olhar atento e implementar políticas e mecanismos que permitam filtrar o UGC, denunciando situações de abuso, desinformação e violação dos termos de uso das plataformas. Garanta a segurança e qualidade da experiência do utilizador e a boa reputação da sua marca.  


Mantenha os seus seguidores motivados: Para que este recurso não se esgote é importante motivar os clientes para criarem conteúdo. Faça questões e convide à resposta nos comentários ou até mesmo através dos stories; promova as publicações dos utilizadores que criam conteúdo sobre a sua marca; mostre que valoriza o conteúdo e agradeça pelas contribuições para o conteúdo. 

Em conclusão….

O User-Generated Content é um recurso que deve incluir nas suas estratégias de comunicação. Permite envolver os utilizadores na criação de conteúdo e, desta forma, fortalecer a presença online das marcas. A utilização de UGC, aumenta também a confiança na marca e incentiva à interação dos utilizadores, aproximando a marca com os seus clientes, humanizando-a e também cria um sentimento de pertença a uma comunidade.  

Distingue-se do Influencer Marketing, uma vez que não requer uma relação comercial entre o criador de conteúdo e a marca. A ausência de um intuito comercial, faz com que os utilizadores vejam estes conteúdos como mais honestos e confiáveis que o conteúdo de um Influencer que é contratado pela marca para promover determinados produtos e/ou serviços.

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