10 dicas para aumentar as vendas e a proximidade com os seus clientes com o SMS Marketing

Hoje em dia, o SMS é um dos canais de marketing em maior crescimento nas marcas em todo o mundo. 

Mais da metade dos consumidores já se registou para receber mensagens SMS das suas marcas preferidas. Em combinação com ofertas e descontos personalizados, o marketing de SMS possibilita que o seu negócio proporcione confiança e fidelização, promova o reconhecimento e obtenha um ótimo retorno sobre o investimento. 

Para que tire proveito de todo este potencial, apresentamos-lhe 10 formas criativas de oferecer descontos personalizados para aumentar as vendas e a proximidade aos seus clientes. 


1. Descontos, Ofertas e Entregas Grátis

Descontos, ofertas e entregas grátis são formas de fazer os seus clientes sentirem-se apreciados, atrair novos seguidores ou reconquistar antigos. 

Como decidir quando implementar um desconto, uma oferta ou entregas gratuitas? 

Os descontos percetuais são uma boa estratégia se o produto que oferece no seu negócio é de preço baixo ou mediano. Os descontos fixos são ideais para itens de preço elevado: um cupão de 50€ num produto de 500€ soa melhor do que um desconto de 10%, embora no final correspondam ao mesmo valor. 

E, finalmente, as entregas grátis são uma forma eficaz de atrair clientes, especialmente se eles abandonaram o pedido ou ficaram inativos.  

O custo da entrega é um dos pontos determinantes ao decidir em que loja comprar. Também é um dos maiores fatores de dissuasão em relação a compras online em geral. 


2. Coleção de Produtos

Criar uma coleção de produtos é uma boa estratégia para induzir gentilmente o cliente a comprar um pouco mais do que o planeado. Não só se aproveita a oportunidade para aumentar o valor médio do pedido, os lucros e a taxa de conversão, como também se deixa o cliente satisfeito, bem equipado e com a sensação de ter feito um ótimo negócio. 

Certifique-se de que o link do SMS direciona diretamente para a oferta ou página do seu site que contém todos os itens que os clientes podem selecionar para fazer uma coleção.    

Aproveite funcionalidades como o SMS4Media da Sendit onde pode preparar facilmente estas campanhas.




3. Ofertas BOGO

Estudos demonstram que os clientes preferem aproveitar as vantagens de uma promoção “compre um, leve outro grátis”, ou em inglês “Buy One, Get One” (BOGO), do que um desconto regular de 40-50%. O cliente sente que está a receber um item com 100% de desconto, em vez de dois itens com 50%. Embora seja basicamente a mesma coisa. 

As ofertas BOGO têm tanto sucesso porque a perceção do cliente é de que está a fazer um bom negócio, e é isso que importa. Este mecanismo de descontos é geralmente utilizado para escoar stock. É também uma forma de criar fluxo. Os clientes precisam de comprar mais para conseguir a oferta, então, acabam por comprar mais. 


4. Recompensas pela lealdade do Cliente

É importante estabelecer uma relação com os clientes mais ativos, já que a lealdade é uma via dupla. E o marketing de SMS é um bom caminho para estabelecer um relacionamento mais próximo com os seus clientes. 

Sugerimos que envie ofertas personalizadas por SMS com códigos “secretos” e exclusivos. Mantenha os clientes satisfeitos, oferecendo-lhes descontos que possam usar na próxima compra. Ou proponha-lhes que participem num concurso disponível apenas para clientes VIP. As opções são inúmeras! 


5. Programas de Referência

Os programas de referência são uma ótima forma de cumprir dois objetivos de uma vez.
Neste caso – para recompensar os seus clientes atuais e fazer com que eles, basicamente, façam o “trabalho pesado”, inspirando-os a convidar os seus familiares, amigos ou colegas para se conectarem à sua empresa através do “passa-palavra”. 

Algumas estatísticas rápidas para demonstrar como os programas de referência podem ser eficazes: 

  • As pessoas têm 4 vezes mais probabilidade de comprar algo indicado por um amigo. 
  • 77% dos consumidores estão mais inclinados a fazer uma compra se ela for aprovada por um amigo ou parente. 
  • Os clientes indicados têm um valor vitalício 16% maior, ou seja, os leads de referência não são apenas mais fáceis de fechar, mas ajudam a sua empresa a longo prazo. 

6. Especiais de Aniversário

É o aniversário do seu cliente? É o aniversário da sua loja? Ou talvez seja outra ocasião especial. Ofereça um bom negócio para que os clientes saibam que tomaram a decisão certa ao dizer “sim” à sua marca. Isto ajuda a reter os visitantes da sua loja digital por mais tempo. Este é, aliás, um momento de comunicação muito popular e bem aceite pelos consumidores, em que o SMS é um formato muito utilizado. 

7. Ofertas de Carrinho Abandonado

Uma loja de comércio digital perde em média mais de 75% das suas vendas com o abandono nos carrinhos. Isto representa cerca de três quartos das vendas.  

Sabia que os clientes que abandonam os seus carrinhos o fazem principalmente devido a custos extras elevados, como a entrega, e outras taxas? O cliente aceita pagar uma certa quantia pelo produto, mas as taxas dissuadem-no e, em última análise, fazem-no desistir. 

Quais são as formas de resolver o problema e reduzir o abandono nos carrinhos? 

A solução passa por diminuir o preço da taxa de entrega para clientes que abandonaram o carrinho antes da finalização da compra. Ou omitir para compras acima de um determinado valor. Também poderá oferecer ao cliente uma oferta de longa data – por exemplo, um lembrete via SMS.

Por exemplo, “Conclua a sua compra e obtenha a entrega grátis no seu próximo pedido”. Esta atenção faz toda a diferença e aumenta drasticamente a probabilidade de fazer a conversão acontecer. 


8. Reaproximação

A inatividade do cliente é um dos obstáculos mais comuns em todas as empresas. Embora ainda visitem a sua loja online, e possuam uma conta, os clientes não adquiriram nenhum produto recentemente.  

Uma forma testada para recuperar clientes inativos e aumentar o seu valor é automatizar mensagens de recuperação por SMS, acionadas 30 e 60 dias após a última compra.  

Com isso, por que não oferecer um desconto de 10% na próxima compra como um incentivo adicional para voltar e comprar novamente? 

Ideia extra: leia os artigos no blog Sendit para sugestões sobre como usar o marketing de SMS para promover as suas ofertas.


9. Promoções em feriados e dias especiais

Mantenha-se sempre relevante. Parece óbvio, mas é essencial que tire partido de diferentes dias especiais do ano, feriados e ocasiões sazonais para promover os seus descontos e estar presente nas rotinas dos seus clientes. 


10. Ofertas de Influencers

De acordo com estudos recentes, 49% dos consumidores dependem das recomendações de influencers para decidir sobre as suas compras. 

Uma boa ideia é incluir links para posts de influencers que trabalhem com a sua marca nos SMS para os seus clientes! Em troca, pode oferecer-lhes oportunidades de descontos e, claro, retribuir o favor e promovê-los também. 


Como pode ver, as possibilidades para utilizar o SMS de uma forma criativa para maximizar as oportunidades do seu negócio são inúmeras!  

Lembramos que, para que possa enviar SMS para os seus clientes, estes têm que autorizar, e enfatizamos a importância de um timing cuidadoso, de uma atenção às preferências dos clientes, a criação de mensagens atraentes e, é claro, de ofertas desejáveis.  

A equipa Sendit é especializada em Marketing Digital e está disponível para esclarecer as suas dúvidas e ajudar a criar a melhor estratégia de Marketing de SMS para o seu negócio. 

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