SMS Marketing para empresas no setor financeiro

O SMS é um canal direto de comunicação que permite, com uma estratégia adequada aos objetivos, impulsionar as vendas, fortalecer a relação e melhorar a experiência dos consumidores das empresas no setor financeiro. 

O setor financeiro e a forma como gerimos as nossas finanças e nos relacionamos com as entidades financeiras passaram por uma mudança considerável nas últimas décadas, à luz das transformações digitais e tecnológicas. 

A estas transformações acresce o contexto pandémico dos últimos anos, que foi decisivo no que respeita, quer ao crescimento exponencial da utilização do mobile banking, quer à proliferação de bancos e serviços financeiros digitais.  

De facto, poder-se-á argumentar que o que prevalece da experiência tradicional neste setor são os pilares que lhe são inerentes: confiança; fidelidade, proximidade e transparência.  


86% dos consumidores dizem que disponibilizariam os seus dados com uma entidade financeira para obter uma experiência melhor e mais personalizada (Accenture) 

81% dos consumidores afirmam que o acesso fácil e flexível motivaria a mudança para uma entidade financeira da nova era, em vez de seu banco tradicional (World Retail Banking) 

64% dos millenials prefere SMS a serviços de apoio ao cliente por voz (Harris Poll) 

88% das instituições financeiras que já incorpora o SMS Marketing, asseguram que a comunicação através deste canal impactou substancialmente a experiência do cliente (International Data Corporation) 


As empresas neste setor enfrentam agora um desafio considerável no que respeita a abraçar a transformação digital para responder às expectativas dos consumidores savvy, que exigem rapidez, hiperpersonalização e a incorporação das operações financeiras no seu dia-a-dia.

Contudo, e segundo um relatório da Salesforce, os Serviços Financeiros são, todavia, os penúltimos (num ranking de 12) no que toca a quão capazes são de envolver os clientes; apenas seguidos pelas entidades governamentais.

O SMS é o canal ideal para fomentar esta relação e aproximar as empresas do setor financeiro aos consumidores.

A banca e as entidades financeiras devem tirar partido da rapidez, conveniência e carácter pessoal do SMS, reforçando a confiança e garantido, tanto a retenção dos clientes atuais como a angariação de novos clientes.

Ao enviarem notificações, alertas, atualizações, entre outros, garantem a discrição (que por vezes uma chamada telefónica não o faz), a transparência e segurança das operações e o envolvimento em tempo-real dos clientes.

Ao mesmo tempo que concedem maior controlo ao cliente, estão também a economizar em custos de operações.


Quais são então os benefícios do SMS Marketing para as empresas no setor financeiro?
  • Conveniência e rapidez
  • Personalização
  • Melhoria do serviço ao cliente
  • Otimização de custos
  • Agilidade operacional
  • Fortalecer a ligação e envolvimento com os clientes
  • Habilitar operações e notificações em tempo-real via um canal seguro

Para garantir que usufrui destes benefícios deverá, contudo, seguir as regulamentações e boas práticas afetas a este canal em geral, e ao setor financeiro em particular:
  • Cumprir as regras e procedimentos legais de proteção de dados (RGDP).
  • Promover o acesso constante à autorização ou cancelamento dos SMS.
  • Enviar SMS apenas a clientes que autorizaram o seu recebimento.
  • Manter os seus clientes informados sobre que tipo de SMS não enviaria e alertar para possíveis fraudes (smishing);, nomeadamente que não pediria dados sensíveis por este canal, como números de conta, passwords, número de identificação fiscal, entre outros. As trocas de dados sensíveis estão reservadas a canais seguros por código como a APP ou o site da empresa.
  • Enviar SMS de um número identificado e ter especial atenção à partilha de links que devem ser reconhecidos pelo utilizador como seguros.
  • Controlar a frequência do envio e enviar SMS com conteúdos relevantes para o cliente.

A Sendit conta com os recursos certos para o aproximar dos seus clientes
Marque aqui uma reunião connosco

Tipos de SMS para empresas no setor financeiro:
Boas-vindas

Lembretes  e  confirmação  de  pagamentos

Notificação de grandes transferências

OTP (One-time password)

Alertas

Atualizações de taxas ou política de privacidade 

Incentivo ao uso da APP 

Agendamentos ou marcações (presenciais ou online)

Novos produtos e serviços

Reviews e inquéritos de satisfação

Fidelização

Ofertas e promoções

Informações de saldo

Como pode ver, as possibilidades de utilizar o SMS Marketing para maximizar as oportunidades da sua empresa e aproximar-se aos seus clientes são inúmeras!   

As equipas comerciais e técnicas da Sendit asseguram-se que tira o melhor partido das suas campanhas de SMS, assistindo-o na implementação de automatizações e na resposta às expectativas dos seus clientes, em segurança e de acordo com os seus objetivos. 

Precisa de mais informações sobre como implementar campanhas de SMS marketing? 

Contacte a equipa da Sendit através de sales@sendit.pt   

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *