Glossário: os termos de SMS Marketing que tem de conhecer

Pretende explorar o promissor canal de SMS Marketing, mas ainda não domina os acrónimos mais utilizados?  

Tal como noutras áreas especializadas, o SMS Marketing possui a sua própria linguagem. Entre a gíria da indústria e as centenas de siglas, criámos um guia de alguns termos que poderá encontrar ao longo da sua jornada de comunicação digital. 


A/B Testing 

Teste aleatório que envia múltiplas versões de uma mensagem SMS para verificar que variáveis ressoam melhor com as necessidades dos clientes de uma marca, como a duração ou o tempo de envio. A ativação do “auto-winner” nos testes envia automaticamente a variante de maior desempenho para uma percentagem restante da lista de subscritores, para que não perca nem cliques, nem conversões extra. 


Auto-responder 

Mensagens SMS automáticas desencadeadas por palavras-chave atribuídas aos segmentos de clientes inscritos numa dada campanha SMS. Por exemplo, quando um utilizador interage com um SMS com o código “HELP”, pode ser redirecionado automaticamente para um serviço de apoio ao cliente. 


Call to action (CTA) 

O direcionamento para uma ação desejada, como, por exemplo, a interação do cliente com conteúdos não promocionais, ou uma resposta a SMS. Seja claro na ação que pretende que o cliente desempenhe, e considere adicionar um incentivo para aumentar conversões (por exemplo, ofertas e descontos como “Compre agora – código Compra22”). 


Click-through Rate (CTR) 

Métrica para avaliar a eficácia de uma campanha de SMS no encaminhamento de utilizadores para clicar num link dentro da sua SMS. CTR é a percentagem do total de destinatários que clicam num link dentro da SMS. A inclusão de um CTA claro e de uma ligação direta facilita as ações dos subscritores, e aumenta a possibilidade de sucesso. 


Compliance 

A aceitação de um conjunto de regras e requisitos (tais como o TCPA e o CTIA). Procure conhecer as especificidades e legislação de conformidade de SMS, especialmemte quando desenvolve campanhas em vários países. 


Consentimento 

O consentimento que um cliente dá para que lhe sejam enviadas mensagens SMS. Os utilizadores devem optar explicitamente pelo SMS Marketing antes que os negócios lhes possam enviar mensagens. 


Conversion Rate (CVR) 

A percentagem de destinatários de SMS que completaram uma compra após a receção de uma mensagem SMS. Para encontrar o CVR basta dividir o número de compras dos utilizadores do website pelo número total de cliques. 


Customer Experience 

Uma soma das interações que um cliente tem com uma marca ao longo da sua jornada de cliente. A experiência de cliente considera os pontos de contato em todos os canais digitais e presenciais. Os clientes querem ter mais controlo sobre as suas experiências, um envolvimento personalizado e receber informação relevante através de canais diretos como o SMS. 


Data Collection 

A recolha de informações sobre os clientes através do nome, localização, participação noutros canais e produtos que tenham pesquisado ou comprado. Esta informação ajuda as marcas a construir uma customer experience mais personalizada através de tags descritivas e segmentos personalizados. 


Display Rules 

Seleção de opções de segmentação de mensagens SMS. Pode configurar as regras de apresentação de “intenção de saída” para mostrar aos visitantes um lembrete final e incentivo quando estão prestes a sair do seu website de ecommerce, dando-lhes mais uma oportunidade de adquirirem produtos. 


Drip Campaign 

Uma série automatizada de SMS enviadas segundo um horário. Estas campanhas, organizadas em várias etapas, podem ser utilizadas para reorientar os clientes com base nas suas preferências, criando assim uma customer experience coesa. 


Emoji 

Pequenas imagens digitais que ajudam a analisar um SMS. Adiciona um elemento de interesse que envolve os utilizadores. As imagens preenchem geralmente dois caracteres e devem ajustar-se à sua campanha e ao tom da marca. Os emojis são um possível elemento de teste A/B para ver o que ressoa com o público. 


Gamification 

Uma estratégia que incorpora aspetos de videogames num contexto promocional, como no caso de programas de fidelização, unidades de inscrição interativas, e no envio de SMS com dois sentidos. O marketing gamificado está na intersecção entre entretenimento, comércio e conteúdos, criando as customer experiences personalizadas (e divertidas) que os consumidores procuram. 


Geotargeting 

Segmentação de clientes com base na sua localização, com o objetivo de partilhar ofertas ou serviços disponíveis nas suas áreas locais. Por exemplo, a utilização de dados geográficos pode ajudar a alcançar os clientes no seu momento mais oportuno, tendo em conta a sua localização. 


Keyword 

Palavras específicas enviadas por um cliente de SMS que desencadeiam uma resposta ou ação automatizada. Esta experiência interativa permite às marcas personalizar as interações, para a recolha de informação sobre as preferências dos subscritores de uma campanha. 


Lembretes Back-in-Stock 

Quando um artigo no qual um cliente tinha demonstrado interesse está de volta ao stock, estes lembretes automáticos são enviados por SMS para o interessado, reduzindo impedimentos e encorajando compras mais rápidas. 


Marketing Multicanal 

A integração e colaboração de múltiplos canais de marketing para criar uma customer experience única e sem falhas para o cliente. 


Marketing Personalizado 

Estratégias que utilizam dados e observação de comportamento em tempo real para construir experiências relevantes e personalizadas para cada cliente. As marcas podem utilizar macros que incluem variáveis dinâmicas nas SMS, tais como o nome do cliente. 


Mensagens Promocionais 

SMS enviados por uma marca dirigidos a clientes com ofertas específicas, normalmente limitadas no tempo. Estas podem ser campanhas SMS únicas, como anúncios de lançamento de produtos, ou mensagens frequentes automáticas que se focam em clientes específicos em pontos comerciais críticos, como optar pelo SMS, navegar em determinados produtos, deixar itens num carrinho, e muito mais. 

Dica: leia os artigos no blog Sendit para sugestões sobre como usar o marketing de SMS para promover as suas ofertas. 


Mensagens Transacionais 

Mensagens de SMS automatizadas, desencadeadas por confirmações de encomendas, atualizações de envios, e notificações de entrega. Estes pontos de contacto personalizados ajudam os subscritores a sentirem-se informados, melhorando a customer experience geral. 


Mensagens Two-way ou Interativas 

Um tipo de mensagens SMS que permite aos subscritores a interação com a marca ao responder diretamente às suas mensagens SMS.  


MO  

MO significa “Mobile Originated” (ou seja, originária de um aplicativo móvel). As mensagens MO são qualquer tipo de mensagens enviadas por pessoas ou plataformas no âmbito de uma comunicação pessoal (P2P) ou de comunicação de empresa/organização (A2P). 


Módulo Urchin (UTM) 

Um código único anexado a um URL que identifica quais são os canais de marketing que dirigem o tráfego para o website de uma marca. Ao adicionar um código UTM ao final de uma ligação direta numa mensagem SMS, é possível distinguir o tráfego web proveniente dessa ligação e acompanhar o desempenho da campanha de mensagens de SMS. 


MT 

MT remete para o inverso do termo MO. MT significa “Mobile Terminated” (ou seja, finalizado no aplicativo móvel). Este é um tipo de mensagem que flui de um gateway de SMS para um telemóvel. As mensagens MT são basicamente todas e quaisquer mensagens das suas campanhas que são enviadas para os telemóveis dos seus subscritores. 


Números Curtos ou Short Codes 

Números de telefone de 4 ou 6 dígitos utilizados para o envio de mensagens SMS. Os números curtos são mais fáceis de ler e lembrar do que um número de telefone de 10 dígitos. É possível ao cliente ter um número curto exclusivo ou partilhado, podendo ainda personalizar esse mesmo número com o nome da marca, através de um remetente alfanumérico. 


Números Longos ou Long Numbers 

Números de telefone de 10 dígitos (os usuais números de telefone que pessoas e empresas usam) utilizados para se diferenciar dos números curtos de SMS. O seu fornecedor de SMS deve ajudá-lo a determinar o tipo de remetente certo para o seu negócio, quer seja um número curto dedicado, um número de telefone gratuito, ou um número longo (10DLC). 


Ofertas e Promoções 

Incentivos que ajudam a aumentar a sua lista de SMS, encorajando os clientes a optarem pela receção de mensagens SMS. Experimente diferentes ofertas – como descontos, envios grátis, e presentes surpresa – e veja quais são os mais apelativos para os seus clientes. 


Opt-in 

Subscritores que optaram por receber mensagens de SMS de uma marca. Há uma gama de oportunidades para segmentar a sua lista de subscritores como, por exemplo, unidades de subscrição no seu website, sinalização na loja digital ou física, e nos meios de comunicação social. 


Opt-out 

Mecânica de envio de keyword ou acesso a um link que permite aos seus subscritores deixarem de receber as suas mensagens, exercendo os seus direitos de privacidade dos dados.  


Return on Investment (ROI) 

Métrica chave de desempenho para medir o sucesso de campanhas e investimentos. A fórmula do ROI divide as receitas de uma campanha ou estratégia pelo seu custo.  


Segmentação 

Listas de clientes agrupadas por atributos e comportamentos comuns, como localização, estatuto de fidelização, nível de envolvimento, e compras passadas. Junte as suas ideias de campanhas com uma estratégia de segmentação criativa para enviar mensagens altamente direcionadas a grupos específicos de subscritores e impulsionar o desempenho das suas mensagens SMS. 


Short Message Service (SMS) 

Conhecido geralmente como SMS, é uma forma de enviar e receber mensagens de texto através de redes móveis. Apesar de um SMS ter um limite de 160 caracteres/mensagem, as marcas não ficam limitadas a este número porque é possível enviar mais do que um SMS concatenado. 


SMS Report/Relatórios de Entrega SMS 

Um relatório de entrega de SMS é a mensagem que recebe de um SMCS (Short Message Service Center) que o notifica se a sua mensagem SMS foi entregue ao destinatário pretendido. Um relatório de entrega de SMS demonstra o estado atual das mensagens de SMS que submeteu nas suas campanhas. 


Taxa de Entrega ou Delivery Rate 

A percentagem de SMS que foram entregues com sucesso ao público-alvo. Esta métrica pode ajudar a segmentar listas de clientes. 


Templates 

Exemplos de SMS que estão prontos para enviar instantaneamente ou utilizar como ponto de partida para a elaboração das suas próprias estratégias de SMS marketing. Estes modelos já são otimizados e são criados com as boas práticas em mente – para mensagens habituais como o lançamento de produtos, lembretes de carrinho abandonado, e promoções VIP, por exemplo. 


UCS-2 

UCS-2 é um padrão de codificação que suporta o envio de um conjunto mais alargado de caracteres e acentuação, tornando as mensagens mais próximas da língua corrente. No caso da utilização deste padrão, o número de caracteres suportado é inferior aos 160 caracteres/SMS. 


Uniform Resource Locator (URL) 

Endereço web ou link que direciona os utilizadores para uma página web. A inclusão de URLs nas mensagens de SMS facilita a ação imediata dos subscritores. 


Estes são alguns dos termos mais comuns no campo do SMS Marketing, uma área em contínua expansão. 

A equipa Sendit é especializada em Marketing Digital e está disponível para esclarecer as suas dúvidas e ajudá-lo a criar a melhor estratégia de SMS Marketing para impulsionar o seu negócio. 

Comece já a desenvolver a sua estratégia de SMS Marketing com a uSendit – www.usendit.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *