O que são Emails Transacionais e como beneficiar das altas taxas de abertura

O que são emails transacionais? 

Os emails transacionais são emails automatizados, hiperpersonalizáveis cujo objetivo é de informar o cliente acerca de, por exemplo, confirmações de encomendas, status da entrega, reposições de passwords, notificações de cancelamento, subscrições de serviços, entre outros. 

Quando falamos em emails automatizados referimo-nos aos emails que são enviados automaticamente após uma determinada ação ter sido efetuada, ou até mesmo por falta dessa ação (por exemplo, uma compra ou um carrinho que foi abandonado). 

O envio dos emails transacionais é sempre desencadeado por uma ação específica de um cliente e por isso é um email automatizado. Porém, estes emails diferem de emails promocionais que podem também ser automatizados. 

Os emails transacionais fornecem informação específica e importante para o consumidor, por isso, a sua taxa de abertura e CTR (Clickthrough Rate) são bastante altos.  


Diferenças entre emails transacionais e promocionais 

As principais diferenças entre os emails transacionais e promocionais estão no objetivo e no consentimento de envio. 

  • O Email promocional tem como objetivo apresentar os produtos e convencer o possível cliente a adquiri-los, ou a subscrever um serviço. 

    Estes emails devem ser enviados apenas a clientes que optaram explicitamente por receber emails de Marketing promocionais de uma determinada marca, de acordo com o RGDP – caso a empresa pertença à União Europeia. 
  • O Email transacional é desencadeado por um registo, transação, compra ou cancelamento e o seu propósito é informar, dar seguimento e apoio ao processo. 

    Este tipo de emails não necessita de consentimento explícito por parte do cliente; por exemplo, os que são enviados obrigatoriamente por lei, como alterações nas políticas de privacidade. 
    No entanto, na União Europeia, e de acordo com o RGDP, o que vigora no envio de emails transacionais é o ´legítimo interesse´ do consumidor. 

O email transacional é uma ferramenta imprescindível da customer experience. 

Exemplos de emails transacionais: 

Confirmação de pedido:

Um email é enviado com toda a informação sobre o produto comprado como número da encomenda, descrição do produto, janela de entrega do produto, morada de entrega, política de cancelamento de encomendas, entre outros.


Confirmação de envio:

Um email é enviado quando a encomenda saí do armazém e está a caminho da morada de entrega. Este tipo de emails também pode facultar informação sobre possíveis atrasos nas entregas e outras informações pertinentes para o cliente


Pedido de feedback:

Após o cliente receber a encomenda, um email pode ser enviado com um inquérito de satisfação acerca do serviço, da entrega do produto ou sobre o produto em si.


Envio de faturas:

O envio de faturas, desencadeado pela aquisição de um produto ou serviço também é considerado um email transacional.


Password reset:

Ao esquecer-se da password para o log in em qualquer website ou app, o consumidor pode pedir uma nova password clicando num link para o reset da mesma. Ao clicar, um email é enviado automaticamente para que este possa redefinir uma nova password.


Carrinho abandonado:

Também pode criar um email transacional para carrinhos abandonados e incentivar os seus clientes a terminar uma compra. Pode, inclusive, juntar um incentivo extra e oferecer um desconto, ou portes gratuitos.


Confirmações de inscrição/Subscrição:

Permite ao cliente confirmar o seu registo no site, app, evento ou subscrição de um serviço.


Boas-vindas:

Serve para reconhecer um novo subscritor e agradecer a subscrição na conta. 


Dicas para tirar o máximo proveito dos emails transacionais: 

Apesar de serem principalmente informativos, os emails transacionais podem conter elementos de Marketing que ajudam a reforçar a marca, e a promover a proximidade e fidelização do cliente.  

1. Design e estrutura:

Aposte em templates que ajudam a reforçar a sua marca: destaque o logotipo e a tagline, as cores da marca, a presença nas redes sociais e os contactos de apoio ao cliente.  


2. Apoio ao cliente:

É importante disponibilizar um contacto de apoio ao cliente (customer support) para facilitar a resolução de eventuais problemas. Os seus clientes vão sentir-se acompanhados durante o processo. 


3. Opt-out:

Deve garantir que os emails são enviados de acordo com o RGDP e certificar-se que o cliente tem a opção de opt-out sempre disponível, mesmo que o consentimento tenha sido implícito. 


4. Divulgação de conteúdos/recursos:

Pode também redirecionar os seus clientes para artigos de blog, guias de utilização ou até mesmo oferecer uma mentoria ou demonstração do produto/serviço com um especialista. 


5. Promova a interação:

Nos emails de feedback peça ao seu cliente para partilhar a avaliação do produto nas redes sociais e convide-o a participar na comunidade. Inclua CTAs (Call-to-action) diferentes para motivar a interação com a marca: “Saiba mais”; “Faça download”; “Faça parte”; “Subscreva”, entre outros.


Conclusão:

Os emails transacionais são, sem dúvida, uma importante ferramenta de Marketing Digital, dos quais, nem sempre as marcas tiram o melhor partido. 

Permitem estabelecer uma comunicação próxima com o cliente graças ao seu carácter altamente personalizável e, fortalecem a lealdade do cliente ao mantê-lo informado, quase em tempo real, acerca das suas encomendas, transações ou outro tipo de interações com as marcas. 

É importante que os emails transacionais sejam curtos, simples e informativos; que seja claro o remetente, o assunto e a informação que é vital para o cliente.  No entanto, como vimos, existem formas de otimizar o ROI deste tipo de emails e tirar partido das suas elevadas taxas de abertura.


Na SendIt irá encontrar a melhor solução de integração para implementar uma estratégia de envio de emails transacionais e aproximá-lo da sua audiência. 

Opte sempre por uma plataforma de email que seja compliant com o RGDP, como o Sendmail 

Os nossos comerciais podem ajudá-lo a começar. Contacte-nos através de sales@sendit.pt      

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *