4 Tendências de Email Marketing em 2022

De acordo com um estudo do Email Marketing Benchmarks, quase 95% das empresas utilizam o Email Marketing para se apresentarem a clientes e a potenciais compradores.  

Assim, é importante analisar de perto os atuais desenvolvimentos do mercado do Email Marketing: 


Tendência 1: Consolidação de dados 

Criar uma customer experience ideal é o objetivo comum a todos os gestores de Marketing. Para criar impacto, as empresas devem recolher informações corretas sobre os seus clientes a partir dos canais disponíveis, combiná-las e analisá-las (aplicação de Customer Intelligence, ou CI). Para isso, um sistema CRM e software de automatização de marketing são integrados. Assim, os negócios B2B podem consolidar dados através de sistemas e utilizá-los para a implementação de decisões de email marketing. 


Tendência 2: Hiperpersonalização 

O desafio, para as empresas, é destacarem-se, com a sua própria comunicação, dos milhões de emails enviados diariamente. Isto é conseguido através da entrega de conteúdos relevantes e personalizados em mailings e newsletters

A hiperpersonalização vai um passo mais além. Aqui, o destinatário não só recebe mailings que correspondem exatamente às suas preferências individuais. As páginas de destino ligadas a uma mensagem são também adaptadas às necessidades pessoais. Com base nos dados de perfil armazenados, é possível utilizar macros que incluem variáveis dinâmicas no email, tais como o nome do cliente e os seus dados pessoais. 


Tendência 3: Conteúdos dinâmicos  

Em vez de apresentarem conteúdos puramente estáticos nas suas mensagens, ou seja, textos e imagens, é interessante que os negócios integrem GIFs animados. Estes materiais, utilizados com moderação, despertam um interesse acrescentado para os leitores. 

As empresas podem alcançar um efeito semelhante através de conteúdos interativos. Desde logo, encaminhar o leitor através de links para uma oferta personalizada é uma hipótese que pode trazer frutos à sua estratégia. 

Pode ainda ir mais além, integrando estratégias como a gamification ou a disponibilização de inquéritos/surveys na sua estratégia de email marketing. 


Tendência 4: Automação 

A automação do canal de email marketing permite-lhe libertar tempo da sua agenda diária e afinar a sua estratégia de comunicação. Através da criação de fluxos de automação (facilmente criados em plataformas de email marketing) pode comunicar em momentos específicos de negócio (com reminders ou, por exemplo, com sugestões de artigos ou serviços complementares àqueles já adquiridos pelo cliente) ou “responder” diretamente a comportamentos do seu cliente como é o caso da colocação de produtos no carrinho de compras ou, por exemplo, a visita recorrente ao seu site. 

Desta forma, consegue que a sua empresa estabeleça uma relação de maior proximidade com o seu cliente, estando presente em mais momentos críticos para o seu negócio, incentivando a fidelização e a ligação com a marca. 


Na nossa plataforma de email SendMail, temos tudo o que precisa para realizar campanhas profissionais de e-mail marketing.  

Uma solução de marketing como esta simplifica e apoia o processo de email marketing em vários pontos: 

  • Criação: Ao utilizar análise preditiva para antecipar o conteúdo e preferências visuais do grupo-alvo, é possível conceber de forma otimizada mailings e newsletters orientadas para objetivos. O conteúdo pode ser compilado dinamicamente com base nos dados e algoritmos existentes – e, portanto, de acordo com as preferências e necessidades pessoais dos clientes. 
  • Segmentação: A segmentação é também automática, o stock de dados existentes é analisado. Com base nas correlações descobertas, é então possível definir automaticamente segmentos de grupos-alvo com critérios comuns. 
  • Envio: Em vez de enviar emails com base em regras rígidas e complicadas, a segmentação deste tipo cria uma base ótima para o envio de mailings personalizados que são precisamente adaptados a um grupo-alvo específico em termos de conteúdo – o que aumenta significativamente a probabilidade de o destinatário reagir como desejado. 
  • Otimização: Com base em relatórios detalhados dos destinatários, os negócios podem otimizar continuamente as estratégias de email marketing. 

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Contacte a equipa da Sendit através de sales@sendit.pt  

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