Omnichannel Conversations com Hugo Marçal

O Diretor-Geral da Sendit, Hugo Marçal, foi entrevistado por Tim Green, o editor da plataforma Mobile Ecosystem Forum, no âmbito das Omnichannel Conversations. Esta é uma série de conversas com empresas na linha da frente do omnichannel. Assista à entrevista original aqui.


TIM GREEN: O que significa, para a Sendit, omnichannel?

HUGO MARÇAL: Na nossa perspetiva, o omnichannel consiste na integração e coordenação de vários canais que as organizações podem utilizar para interagir com os seus consumidores. E isto, em última análise, tem como objetivo proporcionar uma consumer experience melhor, em geral, assim como experiências consistentes da parte das marcas.

Na Sendit, possuímos cobertura global e vemos que os mercados se estão a adaptar a essas necessidades.

T. G.: Da sua perspetiva, quantos dos seus clientes ainda estão a praticar formas de comunicação antiquadas e quantos se estão a mudar para a realidade omnichannel?

H.M.: Especialmente as grandes marcas, os grandes clientes, e as grandes empresas estão a avançar para uma presença omnichannel no mercado porque compreendem que estão a perder clientes devido à falta dessa opção. Assim, desde as lojas físicas aos websites de e-commerce, o objetivo é promover as marcas exatamente da mesma forma.

Observamos que as marcas, especialmente as médias e grandes empresas, estão a avançar para a adoção de plataformas que lhes proporcionam estratégias omnichannel. Estamos a evoluir do simples envio de mensagens em massa, por exemplo, de SMS ou e-mail, para uma nova perspectiva, em que as marcas estão bem informadas e tomam decisões comerciais baseadas em insights, e em toda a informação que uma plataforma como a nossa lhes pode dar.

T. G.: Como é que o omnichannel pode mudar a forma como as plataformas acrescentam valor aos negócios?

H. M.: Como dizemos, fornecemos um tipo de venda que é a venda consultiva. Portanto, parte do nosso processo de vendas é a consultoria. Colaboramos de perto com as marcas para as aconselhar e explicar-lhes como devem interagir com os seus clientes. Não só agregamos contactos na nossa plataforma e enviamos campanhas em massa, como também somos especialistas (em Comunicação Digital). Focamo-nos no que os nossos clientes querem comunicar e segmentamos o público que possuem. Esses passos contribuem definitivamente para que as marcas comuniquem melhor e enviem os conteúdos certos, no momento certo, aos clientes certos.

O canal de comunicação utilizado na estratégia não-canal é, em última análise, uma forma para chegar a um fim. Assim, através de uma mesma marca, estamos a evoluir de um processo de venda de SMS baseado em volumes, para a venda de informação.

De facto, vender a capacidade de tomar decisões.

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