Black Friday & Cyber Monday – 6 dicas para planear as suas campanhas de Email Marketing

Não restam dúvidas quanto às oportunidades de negócio que a Black Friday e a Cyber Monday trazem para as marcas.

No que toca a campanhas para esta época do ano o truque está em começar cedo, não só no planeamento, mas também, no lançamento de algumas promoções e campanhas de marketing em diferentes canais.

Ao criar uma estratégia multicanal irá assegurar o acompanhamento dos seus clientes nas diferentes fases da jornada de compra.

Desta forma irá conseguir:

  • Uma maior proximidade do cliente;
  • Uma maior facilidade em recolher dados para a criação de campanhas;
  • Eficiência e visibilidade da marca, ao espalhar-se por vários canais;
  • Maximizar o ROI (Return on investement).

O Email Marketing é sem dúvida uma das melhores formas de começar a promover as suas campanhas da Black Friday e da Cyber Monday, uma vez que:

  • Permite uma segmentação eficiente e bastante personalizada, dirigida a quem já demonstrou interesse na sua marca, ou a quem já adquire os seus produtos ou serviços nesta época.

  • Permite-lhe criar fluxos de automação e antecipar as suas campanhas de acordo com a sua estratégia.

Como planear uma boa campanha de Email Marketing para a Black Friday & Cyber Monday?

O primeiro passo será conhecer o seu target e descobrir quais os produtos mais indicados a promover, de forma a criar uma campanha segmentada, dirigida a clientes mais dispostos a adquirir esses mesmos produtos.

Nestes dias o tráfego tende a triplicar nas lojas de e-commerce e, por esta razão, deve testar a parte técnica do seu website para garantir que o mesmo está pronto para um aumento muito elevado do tráfego.

Quanto ao conteúdo dos emails seja criativo, honesto e inequívoco. Siga algumas das nossas dicas:

1. Categorize a sua oferta:

Divida os seus produtos por categorias, facilitando a navegação aos seus clientes.
Evidencie os produtos que estão em promoção, que tenham mais procura durante a Black Friday e que sejam mais relevantes para quem recebe o email;

Ex: 40% em vestidos; 20% em casacos; ideias de presentes


2. Dê acesso exclusivo a promoções aos clientes leais:

Invista na recolha e análise de dados dos seus clientes, veja quem compra de forma recorrente e recompense-os via promoções que reforcem a fidelização.

O early access é outra forma de recompensar os seus clientes leais, dando-lhes a vantagem de poder aceder às promoções e ofertas da Black Friday mais cedo que os restantes.


3. Ofereça descontos exclusivos aos subscritores das suas newsletters:

Recompense os subscritores das suas comunicações com descontos e ofertas exclusivas – não só torna a sua newsletter mais atraente para novos inscritos como ajuda a garantir que não perde seguidores.


4. Crie uma sequência de emails:

Distribua o envio dos seus emails desde a última semana de Outubro, até à primeira semana de Dezembro.

Aproveite para alertar os seus clientes para promoções e descontos da época. Deixamos-lhe um exemplo de planeamento para inspiração:


5. Segmente a sua lista de contactos e desenhe ofertas personalizadas:

Ao analisar as suas listas de contactos de email vai poder criar ofertas adaptadas a cada uma das suas audiências.

Quem são os seus subscritores? Separe-os por grupos e crie campanhas adaptadas a cada um destes grupos, por exemplo:

a) Pessoas que compraram os seus produtos na Black Friday no ano anterior: pode fazer uma lista de artigos relacionados com as compras anteriores e disponibilizar um guia de compras.

b) Pessoas que abriram os seus emails nos últimos 30 a 60 dias: dê aos seus subscritores um avanço nos descontos da Black Friday e Cyber Monday com early access para as campanhas.

c) Pessoas que abandonaram os seus carrinhos de compras: Preste especial atenção aos carrinhos abandonados – por exemplo, oferecendo portes grátis nos artigos que ficaram para trás.

Além dos descontos, destaque outros produtos ou serviços relevantes no momento e, não se esqueça, limite temporalmente as suas ofertas para criar um sentido de urgência.

Lembre-se, é  muito importante manter a sua comunicação em linha com a temática da Black Friday e Cyber Monday.


6. Utilize um bom template::

O template do email deve ser claro quanto à temática da Black Friday e a sua estrutura deve facilitar a categorização dos produtos e o destaque das ofertas.

Inclua conteúdos dinâmicos e interativos para despertar interesse e preste especial atenção ao posicionamento dos seus CTAs (Call-to-action).


Lembre-se: comece cedo e parta de uma boa base de dados. Uma boa campanha de email marketing tem por base uma segmentação eficaz.

Aproveite os dados recolhidos na última Black Friday para conseguir uma segmentação eficaz e perceber que tipo de campanhas e personalização deve fazer.

Procure também não saturar os seus clientes com demasiados emails, mais vale apostar na personalização, espaçar o envio dos emails e estender as promoções ao longo dos próximos meses de consumo.


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