Neste artigo exploramos as diferenças entre números curtos de SMS e números longos. Saiba o que fazer se quiser aproveitar o melhor de cada solução.
Ao planear uma campanha de marketing de SMS, uma das decisões essenciais é a definição de um número que o identifique junto dos seus clientes — um Sender ID.
As estratégias de SMS criam canais de comunicação privilegiados, especialmente devido às suas elevadas taxas de abertura (que rondam os 98%), interatividade e relatórios detalhados em tempo real.
Quem nunca se animou em saber que a encomenda da compra na sua loja online favorita já se encontra a caminho?
As mensagens e notificações de SMS podem ser enviadas a partir de números curtos ou longos de SMS. As diferenças entre os dois parecem complexas à primeira vista, mas a verdade é que são bastante fáceis de compreender.
Analisámos as vantagens e desvantagens de cada uma para ajudá-lo a decidir qual das opções faz mais sentido para o seu negócio.
O que é um número curto de SMS?
Um número curto (short code) consiste em 4 a 7 dígitos, fáceis de lembrar, e é usado para enviar mensagens SMS e MMS:
- Estes são mais fáceis de memorizar
- Permitem o envio e receção de SMS, ou seja, interatividade com os clientes
- Permitem a definição de diferentes configurações de preço — desde números gratuitos até preços de valor acrescentado
Quando devo usar um número curto?
Os números curtos são uma ótima ferramenta de marketing de SMS para o envio de campanhas de mensagens SMS em massa. Tais como:
- Campanhas promocionais
- Alertas de emergência
- Sorteios
- Votações
- Passatempos
O que é um número longo de SMS?
Um número longo (long number) de SMS é um número móvel como o que usamos diariamente no nosso próprio telemóvel. Tal como um número curto, este pode ser usado para enviar e receber mensagens SMS.
Quando devo usar um número longo?
Com um número longo, a sua empresa pode utilizar o mesmo Sender ID para enviar mensagens SMS e para fazer chamadas.
Além disso, uma mensagem originária de um número com este formato facilita a comunicação bidirecional e parece vir de uma pessoa, e não de um bot.
Alguns casos em que um número longo é útil:
- Para uma comunicação mais personalizada com os clientes
- Para fornecer atendimento ao cliente por SMS
- Para manter um número consistente em todos os canais de comunicação com o cliente
- Permite a interação com os clientes a nível internacional
Número dedicado ou partilhado?
Um número dedicado é usado exclusivamente por uma única empresa, e é ideal para serviços ou campanhas de longa duração ou permanentes, que valorizem uma dinâmica interativa, sem necessidade de prefixar keywords de resposta.
Um número partilhado é usado por várias empresas. É uma solução mais flexível e indicada para campanhas de curta ou média duração.
Como implementar a sua campanha SMS?
Agora, você já deve ter um conhecimento sólido das diferenças entre números curtos e número longos. As boas notícias é que a Sendit disponibiliza ambos na sua oferta.
Seja qual for a sua decisão – e preferência por um número curto ou longo – irá decerto beneficiar da excelente relação que a Sendit detém junto dos principais operadores móveis a nível global e da sua ampla gama de números.
Para um serviço Sendit completo, solução chave na mão, que inclui suporte técnico e backoffice, ou simplesmente se tiver quaisquer questões sobre marketing de SMS, contacte a nossa equipa de especialistas em SMS Marketing através de sales@sendit.pt.